Por Neci Tapajós
De acordo com a observação feita durante a exibição do vídeo sobre o uso das tecnologias, hoje os recursos tecnológicos estão presentes em nossas vidas diariamente e em todos os lugares, quando vamos ao banco, quando viajamos precisamos reservar passagens via internet, somos monitorados até mesmo quando passamos por uma avenida em fim, e se tratando da utilização desses recurso em sala de aula como recurso didático cada dia torna-se mais amplo e questionado, visto que ainda é motivo de inquietações por educadores que não estão acostumados com sua utilização, a pesar de já ser discutido há algum tempo no meio educacional.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN’s (2001), “A utilização de materiais diversificados como, jornais, revistas, folhetos, propagandas, computadores, calculadoras, filmes faz o aluno sentir-se inserido no mundo a sua volta”. Desta forma, é necessário que o professor utilize tais recursos para que possa tornar suas aulas interessantes e proveitosas, pois hoje só a utilização de lousa e giz não são recursos didáticos suficiente para promover o ensino com uma melhor qualidade, o que diferencia uma aprendizagem é a aplicação dos conteúdos de forma prática utilizando os recursos didáticos para facilitar o ensino. Por outro lado, a utilização dos recursos didáticos estabelece um vínculo entre o que é aprendido na escola e o conhecimento extra-escolar.
Há anos atrás se falava em recursos didáticos só na teoria por que na prática esses recursos não eram utilizados. A maioria dos professores achava que o livro era o principal recurso e mesmo assim ainda não sabiam como utilizar, pois recaia na velha questão “abram a página x e façam o exercício” isso, de forma mecânica, enquanto que ele poderia utilizar o livro, mas com uma nova forma de fazer o aluno aprender com o uso do mesmo sem que este apenas visse o livro como uma bíblia “ali está a verdade e esta é indiscutível”, dessa forma o livro se tornou a bíblia do professor e do aluno também.
Ultimamente, não é só o livro didático que está sendo colocado em questão e sim todos os recursos inclusive o uso do computador, pois é indiscutível a necessidade de seu uso pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, tornando-os atualizados e preparados para as demandas sociais presentes e futuras.
Desta forma, se faz necessário que sua utilização não recaia no mesmo erro do passado e para isso, é preciso que o professor saiba como utilizar em sua prática pedagógica, mas não basta só saber utilizar e sim como o seu uso facilitará o ensino de forma diferenciada. Se o professor souber aplicar os conteúdos de forma contextualizada utilizando os recursos para dinamizar suas aulas e ajudar na aprendizagem, o aluno será capaz de aprender com mais facilidade.
Hoje, o que dificulta a aprendizagem do aluno é justamente a falta de conhecimento do professor, pois este não se adéqua as novas tecnologias e, isso é um entrave na educação, pois se o professor não conhece como irá utilizar, até que ponto tal recurso irá ajudá-lo? Para isso, se faz necessário, que o educador procure conhecer e aprenda a aplicar em suas práticas, pois não é importante ele ter os recursos na escola se nem sabe como e pra que utilizar.
O computador não é só visto com máquina de ensinar, mas também como máquina para ser ensinada, como os softwares de linguagem de programação ex: BASIC, Pascal, LOGO que são chamados de aplicativos, estes softwares oferecem condições para o aluno resolver problemas ou realizar tarefas como desenhar, escrever, etc. Isso significa que o aluno deve representar suas idéias para o computador, ou seja, "ensinar" o computador a resolver a tarefa em questão.
E isso é interessante quando o aluno passa a interagir com a máquina de modo que esta obedeça os comandos, outra coisa interessante são os jogos, muitos deles há uma competição entre aluno e computador, este passa a ser um dos jogadores que torna o jogo interessante, pois o aluno sabe que do outro lado está uma máquina jogando com ele virtualmente.
Ainda creio que a tecnologia na educação venha realmente ser utilizada pelos educadores, não como uma forma de passa-tempo, mas como meio de construir conhecimentos e a partir da sua utilização no meio educacional possa fazer com que os educadores dêem mais importância e utilizem objetivando resultados em suas praticas educativas, sempre procurando experimentar o novo.
Referências
Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Ministério da Eduacação, Secretaria da educação fundamental – 3.ed – Brasília: A Secretaria, 2001. 126p.
Parabéns pelo blog e pela apostila. Estive procurando uma apostila básica sobre Linux Educacional e todas são muito técnicas e precisam ser melhoradas para o público que está começando a se incluir na informática. Gosta da didática. valeu
ResponderExcluirMeu blog: http://exterminadordeanalfabytes.blogspot.com
Olá amigo, fico grata em poder ajudar com este recurso.
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