Pesquisar

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como o computador deve ser usado na prática pedagógica como recurso didático?


A instalação de computadores nas escolas como forma de democratizar o acesso a informação e garantir novos métodos de ensino  caracteriza-se um avanço na estrutura educacional. Porém, na prática percebe-se que esta estratégia não é suficiente, pois é preciso capacitar o professor para que este possa decidir como, quando e para que utilizar a informática em suas atividades escolares.
O computador se utilizado de forma construtiva, contribui de forma positiva para a construção de atividades educacionais. Desta forma, o computador deve ser usado não como mero passa-tempo, mas como forma de promover o ensino, sempre visualizando o conhecimento e o crescimento do aluno. Não se pode usar um recurso sem ter um objetivo a atingir com o seu uso.
É a apartir do objetivo que se terá resultados, assim é necessário que o professor planeje suas atividades objetivando sempre o que se quer alcançar com o uso do software, tendo em vista que a utilização dos sofwares educativos como ferramenta de ensino tornam-se cada vez mais atraentes ao aluno, mas não se deve utilizar um software só porque chama atenção do aluno e sim pelo o que o aluno irá aprender através de sua utilização.
O uso de jogos virtuais onde o aluno passa a interagir com o próprio computador é interssante, mas muitas vezes o professor não tem um objetivo a alcançar com o uso do jogo, é interessante que o docente planeje sua atividade baseando-se sempre nas questões: como?, para que? ele vai uasr, assim o jogo torna-se mais interessante não só para o aluno, mas para o educador que vê o aprendizado do aluno.
Outra questão é a utilização da Internet, como ele vai utilizar a pesquisa com o aluno, será que o objetivo dele é só pesquisar para que ele tenha depois um conteúdo completo ou a pesquisa através da internet é um meio para se chegar ao fim. Essas e outras questões perpassa pelo planejamento, se o professor tiver um plano a seguir ele com certeza terá um bom resultado.
Não se pode utilizar os recursos tecnológicos como passa tempo, mas sim como forma de promover o conhecimento do aluno, mas para isso requer do professor um conhecimento sobre o uso dessa tecnologia em que irá ajudar na sua prática pedagógica.
Hoje a utilização dos recursos tecnológicos principalmente nas escolas ainda é um obstáculo por parte dos docentes, visto que não estão aptos a utilizar tais recursos, por falta de conhecimentos, as vezes eles tem o conhecimento de como manusear, mas não sabem como aplicar utilizando os conteúdos, não diria que é por falta de orientação, mas sim por falta de interesse e experimento.
Os conteúdos que são trabalhados os professores já conhecem e os temas transversais que poderiaam ser trabalhados também onde eles tem possibilidades de estar fazendo um trabalho com o aluno bem interessante, muitas vezes pouco se fala, a preocupação do docente é passar o conteúdo e cumprir com o planejado até o final dos semestres e não se preocupa com o que o aluno poderia aprender se a este fosse dada a oportunidade de construir o seu próprio conhecimento, muitas vezes um trabalho interdisciplinar na prática tem mais resultado do que uma losa cheia e um amontoado de xérox para o aluno.
Neste sentido o computador deve ser utilizado de forma que venha contribuir para o aprendizado do aluno com sua utilização, através de trabalhos práticos em que eles possam construir a apartir da utilização de algum software seja jogo, ou outros ambientes de aprendizagens colaborativas e até mesmo o simples editor de texto, que ele possa saber usar em suas atividades de modo que contribua para o seu conhecimento não só pessoal, mas profissional.
                                                                                                                                    Por Neci Tapajós



Nenhum comentário:

Postar um comentário