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segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Educação e Tecnologia

Por Neci Tapajós

As tecnologias estão presentes em nossas vidas e a cada momento surgem novos equipamentos, novos softwares e temos que acompanhar essa evolução, mas para isso é preciso que haja um esforço por parte dos educadores, pois estes são a grande mola da formação de uma sociedade crítica, então não podem de maneira nenhuma ficar alheio ao manuseio dessas mídias, principalmente na sala de aula, pois os recursos multimidiáticos devem ser utilizados como formas de dinamizar as aulas, assim como na construção do próprio conhecimento do aluno.
A partir do momento que o professor tomar consciência de que ele é responsável em fazer do aluno um construtor do seu próprio conhecimento, irá mudar a sua prática pedagógica e começar a trabalhar os conteúdos curriculares aplicando a interdisciplinaridade contextualizando os seus conteúdos de forma que venham abrir um espaço para o aluno pesquisar, construir, colaborar e participar das aulas com mais vontade e sede de conhecimento.
O trabalho por projetos é um meio muito interessante para que o professor possa estar instigando o conhecimento do aluno, além de aproveitar o que o aluno já conhece para ampliar as discussões em sala de aula e buscar subsídios que venham beneficiar o aprendizado dos alunos.
Existem inúmeras formas de trabalhar com as mídias, um exemplo disso é o próprio uso do celular, muitas vezes o aluno é proibido de utilizar essa mídia em sala de aula, mas se o professor souber aproveitar pode muito bem desenvolver um projeto para utilizar essas mídias como filmar e produzir vídeos de determinados assuntos referentes aos conteúdos que muitos vezes são exigidos dos alunos apenas o mínimo e o professor pode explorar esse conhecimento utilizando equipamentos que promovem e facilitam a transmissão dos conteúdos.
De acordo com a entrevista do professor Ladislau Dowbor, em entrevista á Rede Vida, ao falar sobre as tecnologias, ele coloca que o conhecimento que hoje é exigido em todos os setores da sociedade atual é muito grande e o indivíduo é levado a adquirir tais conhecimentos, visto que hoje os alunos que estão nas escolas são formados com uma nova forma de concepção do conhecimento em que ele já sai preparado para atuar no mercado de trabalho, porém, há uma serie de questões que devem ser revista quanto ao uso das tecnologias no contexto escolar, uma delas é em relação à utilização pelos educadores, ainda é muito restrito não pela falta dessas mídias na escola, mas pelo simples desconhecimento de como as utilizá-las.
Segundo (Dowbor, (2001) . “....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento. Essa amplitude na educação ainda não é visível em algumas escolas, existe uma barreira muito grande quando se fala no uso das tecnologias na sala de aula, há uma resistência por parte do professor em relação a utilização e as possíveis mudanças na sua prática pedagógica, um exemplo claro disso é o próprio curso do Proinfo, muitos professores preferem desistir só para não ter que mudar sua prática educativa, e outros é disposição para pensar, refletir, e produzir o seu próprio conhecimento, preferem continuar na mesmice em vez de experimentar o novo, o desconhecido. Para  alguns educadores relapsos continuar com o velho plano de aula guardado há anos e que ele repete todos os anos é muito bom, sem falar naqueles que brigam para continuar com a mesma série, só para não ter que planejar novamente, pois o plano antigo é o que ele vai tornar utilizar com os alunos.
É triste ter que falar nessa questão, mas é a nossa realidade, e, portanto, enquanto não houver uma forma de fazer o professor mudar a sua prática educativa, vamos continuar presenciando essas barbaridades na educação em nosso país, é por isso que no Brasil o analfabetismo em vê de terminar só faz aumentar.

Referências:

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