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quinta-feira, 12 de novembro de 2009

          Informática  Educativa  no Município de Santarém
         Por Necy Tapajós – Especialista em Informática e as Novas Tecnologias Educacionais

                                                            tapajosnecy@yahoo.com.br/ tj12791@gmail.com

         No Município de Santarém, o uso do computador, já está desde de 1998, com a chegada do
PROINFO ­ Programa do Governo Federal que foi responsável pela capacitação de 11 professores
através de um grupo de professores do NTE (Núcleo tecnológico de Educação) que foram receber
capacitação   em Belém para repassarem aos 11 professores. A implantação   de Laboratórios   de
Informática  Educativa em duas escolas do Município sendo Ubaldo Corrêa e Paulo Rodrigues,
nestas duas escolas foram implantados pelo Programa Proinfo. Já na Escola Rotary, foram colocados
(total 07), computadores doados por uma intituição particular ou seja uma (ong) chamada Rotary
Clube dos Rotarianos da Fundação Esperança. Os 11 professores atuantes nos 3 laboratórios das
escolas citadas, passaram por uma seleção realizada pela SEMED.
         Uma das questões mais sérias encontradas  no município de Santarém é quanto a formação,
visto   que  desde  1998,  quando foram  implantados   os     primeiros   laboratórios   de informática,   da
equipe   que   recebeu   capacitação   na   época,   que   por   sinal   muito   insignificante   por   falta   de
conhecimentos   de   como   trabalhar   com   os   softawres   na   educação   e   principalmnente   pelos
formadores da época que mal sabiam trabalhar com o pacote do office.
         A   partir   da   década   de   90   a   educação   no   município   de   Santarém   teve   um   crescimento,
principalmente com a chegada de novos projetos, novas exigências do MEC em relação à formação
do professor, por essa questão muitos professores leigos tem buscado formação a fim de melhorar
suas práticas pedagógicas.
         Em Santarém, no final de 2007, o governo federal através de programas como PROINFO e
GESAC­ Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão, implantou e ampliou diversos
Laboratórios de Informática com acesso a Internet, e uso dos programas com software livre, tudo
para facilitar o acesso.
         No ano de 2008 a Informática na Educação em Santarém ganhou novos rumos, um  Núcleo
dentro da SEMED  foi criado com o objetivo de promover a capacitação de professores interessados
em   atuar   nos   laboratórios   que   estavam   sendo   montados   e   dar   vida   aos   que   já   existiam   mas
encontravam­se quase parados.  Porém,  não  houve grandes  avanços,  pois  não  queriamos  apenas
trabalhar com o software livre e sim encontrar novas técnicas de como trabalhar com os diversos
programas voltados para a educação que viessem contribuir para o aprendizado do aluno. Durante o
referido ano e no primeiro semestre de 2009, 52 professores receberam capacitação,mas apenas para
trabalhar   com   os   pacote   do   open   office   do   software   livre   por   sinal   de   má   qualidade.   Estes
professores estão distribuídos em 27 escolas do município.  
        Outro fato importante que está marcando a história da Informática Educativa em Santarém é a
introdução de Software Livre. Os laboratórios das escolas que usavam software proprietário, que em
sua maioria eram piratas, foram substituídos por software livre.         .
         Com a chegada de novos computadores nas escolas e o uso do software livre, houve uma
revolução na própria formação dos professores que tiveram necessidades de se adequar ao novo
sistema.
         A capacitação dos professores é um problema mais difícil de ser enfrentado do que a simples
distribuição   de   computadores   nas   escolas   públicas,   pois   colocar   computadores   tem   se   dado
ultimamente de forma tão rápida, e com isso surgem alguns questionamentos. Será que basta apenas
colocar computadores sem objetivos? Entre outros questionamentos....
         A realidade da educação no município é um problema, principalmente na área da tecnologia,
o que se vê são escolas recebendo computadores sem um mínimo de condições tanto na parte física
quanto na qualificação profissional. O município não possui uma proposta pedagógica voltada a
orientação   do   uso   das   ferramentas   tecnológicas   digitais   como   recurso   didático.     Hoje,   alguns
professores que trabalham nos laboratório já estão buscando capacitação nas universidades através
de   cursos   de   pós­graduação.   Em   2008,   o   Centro   Universitário   Luterano   de   Santarém   esteve
ofertando   50   vagas   para   o   curso   de   especialização   em   Informática   e   as   Novas   Tecnologias
Educacionais, a Universidade Federal do Pará ofereceu também em nível de Especialização cerca de
40 vagas, em Informática na Educação.
         Um dos problemas que contribuem para essa alienação é à conexão a internet de 27 escolas
com laboratórios de informática, poucas tem internet e quando tem ainda é de péssima qualidade.

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