Por Necy Tapajós – Especialista em Informática e as Novas Tecnologias Educacionais
tapajosnecy@yahoo.com.br/ tj12791@gmail.com
No Município de Santarém, o uso do computador, já está desde de 1998, com a chegada do
PROINFO Programa do Governo Federal que foi responsável pela capacitação de 11 professores
através de um grupo de professores do NTE (Núcleo tecnológico de Educação) que foram receber
capacitação em Belém para repassarem aos 11 professores. A implantação de Laboratórios de
Informática Educativa em duas escolas do Município sendo Ubaldo Corrêa e Paulo Rodrigues,
nestas duas escolas foram implantados pelo Programa Proinfo. Já na Escola Rotary, foram colocados
(total 07), computadores doados por uma intituição particular ou seja uma (ong) chamada Rotary
Clube dos Rotarianos da Fundação Esperança. Os 11 professores atuantes nos 3 laboratórios das
escolas citadas, passaram por uma seleção realizada pela SEMED.
Uma das questões mais sérias encontradas no município de Santarém é quanto a formação,
visto que desde 1998, quando foram implantados os primeiros laboratórios de informática, da
equipe que recebeu capacitação na época, que por sinal muito insignificante por falta de
conhecimentos de como trabalhar com os softawres na educação e principalmnente pelos
formadores da época que mal sabiam trabalhar com o pacote do office.
A partir da década de 90 a educação no município de Santarém teve um crescimento,
principalmente com a chegada de novos projetos, novas exigências do MEC em relação à formação
do professor, por essa questão muitos professores leigos tem buscado formação a fim de melhorar
suas práticas pedagógicas.
Em Santarém, no final de 2007, o governo federal através de programas como PROINFO e
GESAC Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão, implantou e ampliou diversos
Laboratórios de Informática com acesso a Internet, e uso dos programas com software livre, tudo
para facilitar o acesso.
No ano de 2008 a Informática na Educação em Santarém ganhou novos rumos, um Núcleo
dentro da SEMED foi criado com o objetivo de promover a capacitação de professores interessados
em atuar nos laboratórios que estavam sendo montados e dar vida aos que já existiam mas
encontravamse quase parados. Porém, não houve grandes avanços, pois não queriamos apenas
trabalhar com o software livre e sim encontrar novas técnicas de como trabalhar com os diversos
programas voltados para a educação que viessem contribuir para o aprendizado do aluno. Durante o
referido ano e no primeiro semestre de 2009, 52 professores receberam capacitação,mas apenas para
trabalhar com os pacote do open office do software livre por sinal de má qualidade. Estes
professores estão distribuídos em 27 escolas do município.
Outro fato importante que está marcando a história da Informática Educativa em Santarém é a
introdução de Software Livre. Os laboratórios das escolas que usavam software proprietário, que em
sua maioria eram piratas, foram substituídos por software livre. .
Com a chegada de novos computadores nas escolas e o uso do software livre, houve uma
revolução na própria formação dos professores que tiveram necessidades de se adequar ao novo
sistema.
A capacitação dos professores é um problema mais difícil de ser enfrentado do que a simples
distribuição de computadores nas escolas públicas, pois colocar computadores tem se dado
ultimamente de forma tão rápida, e com isso surgem alguns questionamentos. Será que basta apenas
colocar computadores sem objetivos? Entre outros questionamentos....
A realidade da educação no município é um problema, principalmente na área da tecnologia,
o que se vê são escolas recebendo computadores sem um mínimo de condições tanto na parte física
quanto na qualificação profissional. O município não possui uma proposta pedagógica voltada a
orientação do uso das ferramentas tecnológicas digitais como recurso didático. Hoje, alguns
professores que trabalham nos laboratório já estão buscando capacitação nas universidades através
de cursos de pósgraduação. Em 2008, o Centro Universitário Luterano de Santarém esteve
ofertando 50 vagas para o curso de especialização em Informática e as Novas Tecnologias
Educacionais, a Universidade Federal do Pará ofereceu também em nível de Especialização cerca de
40 vagas, em Informática na Educação.
Um dos problemas que contribuem para essa alienação é à conexão a internet de 27 escolas
com laboratórios de informática, poucas tem internet e quando tem ainda é de péssima qualidade.
PROINFO Programa do Governo Federal que foi responsável pela capacitação de 11 professores
através de um grupo de professores do NTE (Núcleo tecnológico de Educação) que foram receber
capacitação em Belém para repassarem aos 11 professores. A implantação de Laboratórios de
Informática Educativa em duas escolas do Município sendo Ubaldo Corrêa e Paulo Rodrigues,
nestas duas escolas foram implantados pelo Programa Proinfo. Já na Escola Rotary, foram colocados
(total 07), computadores doados por uma intituição particular ou seja uma (ong) chamada Rotary
Clube dos Rotarianos da Fundação Esperança. Os 11 professores atuantes nos 3 laboratórios das
escolas citadas, passaram por uma seleção realizada pela SEMED.
Uma das questões mais sérias encontradas no município de Santarém é quanto a formação,
visto que desde 1998, quando foram implantados os primeiros laboratórios de informática, da
equipe que recebeu capacitação na época, que por sinal muito insignificante por falta de
conhecimentos de como trabalhar com os softawres na educação e principalmnente pelos
formadores da época que mal sabiam trabalhar com o pacote do office.
A partir da década de 90 a educação no município de Santarém teve um crescimento,
principalmente com a chegada de novos projetos, novas exigências do MEC em relação à formação
do professor, por essa questão muitos professores leigos tem buscado formação a fim de melhorar
suas práticas pedagógicas.
Em Santarém, no final de 2007, o governo federal através de programas como PROINFO e
GESAC Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão, implantou e ampliou diversos
Laboratórios de Informática com acesso a Internet, e uso dos programas com software livre, tudo
para facilitar o acesso.
No ano de 2008 a Informática na Educação em Santarém ganhou novos rumos, um Núcleo
dentro da SEMED foi criado com o objetivo de promover a capacitação de professores interessados
em atuar nos laboratórios que estavam sendo montados e dar vida aos que já existiam mas
encontravamse quase parados. Porém, não houve grandes avanços, pois não queriamos apenas
trabalhar com o software livre e sim encontrar novas técnicas de como trabalhar com os diversos
programas voltados para a educação que viessem contribuir para o aprendizado do aluno. Durante o
referido ano e no primeiro semestre de 2009, 52 professores receberam capacitação,mas apenas para
trabalhar com os pacote do open office do software livre por sinal de má qualidade. Estes
professores estão distribuídos em 27 escolas do município.
Outro fato importante que está marcando a história da Informática Educativa em Santarém é a
introdução de Software Livre. Os laboratórios das escolas que usavam software proprietário, que em
sua maioria eram piratas, foram substituídos por software livre. .
Com a chegada de novos computadores nas escolas e o uso do software livre, houve uma
revolução na própria formação dos professores que tiveram necessidades de se adequar ao novo
sistema.
A capacitação dos professores é um problema mais difícil de ser enfrentado do que a simples
distribuição de computadores nas escolas públicas, pois colocar computadores tem se dado
ultimamente de forma tão rápida, e com isso surgem alguns questionamentos. Será que basta apenas
colocar computadores sem objetivos? Entre outros questionamentos....
A realidade da educação no município é um problema, principalmente na área da tecnologia,
o que se vê são escolas recebendo computadores sem um mínimo de condições tanto na parte física
quanto na qualificação profissional. O município não possui uma proposta pedagógica voltada a
orientação do uso das ferramentas tecnológicas digitais como recurso didático. Hoje, alguns
professores que trabalham nos laboratório já estão buscando capacitação nas universidades através
de cursos de pósgraduação. Em 2008, o Centro Universitário Luterano de Santarém esteve
ofertando 50 vagas para o curso de especialização em Informática e as Novas Tecnologias
Educacionais, a Universidade Federal do Pará ofereceu também em nível de Especialização cerca de
40 vagas, em Informática na Educação.
Um dos problemas que contribuem para essa alienação é à conexão a internet de 27 escolas
com laboratórios de informática, poucas tem internet e quando tem ainda é de péssima qualidade.
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